domingo, 31 de agosto de 2008

LabCult


LabCult é o blog coletivo do Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas, Lazer e Tecnologias da Comunicação. É formado por um grupo de professores, coordenado por Simone Pereira de Sá e vinculado à linha de Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF) e ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense.


Vale a pena conferir os posts sobre educação. O mais recente, Games e Orkut na sala de aula, destaca dois exemplos de uso da internet por alunos para apresentação de trabalhos de literatura. Outro, um artigo sobre O laptop e a prática pedagógica, de abril, mas sempre atual para quem ainda não tem nem um mini e ainda divide o único PC com o filhote adolescente. Infelizmente, esta é a realidade da maioria dos professores brasileiros. A aprendizagem é contínua e cada vez que conheço uma nova ferramenta ou recurso não tenho tempo para testá-la, quanto mais praticá-la! A notícia boa da semana é que as salas de leitura e sala de professores vão receber computadores. Ainda não sabemos quando e se terão acesso à Internet, porque os do laboratório ainda não têm.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sou inocente e você?



Não é possivel ignorar uma capa de revista com tal título, principalmente quando se é professor.
Estava numa fila do supermercado quando a vi pela primeira vez. Um senhor mostrava-se indignado com os erros ortográficos. Digam-me, senhores professores, quem são os maiores responsáveis por este caos na educação brasileira? Posso até saber o que vocês pensaram, mas para parte da população somos nós, PROFESSORES brasileiros. Depois que quase todos começaram a inflar o peito e dizer sou EDUCADOR, na minha modesta e retrógrada opinião, a profissão entrou em declínio e a desvalorização foi gradual. Educação é global e toda a sociedade é responsável, mas é preciso encontrar um bode expiatório. Nada é definitivo e precisamos reagir. Não adianta ficar reclamando que esta geração está perdida. O medo e o silêncio paralisam. Sigamos com coragem, união e ação.
Na Veja.com não dá para ler tudo, mas o suficiente para ter uma idéia de quem está errado, na opinião dos editores da revista, é claro.
Leia:
O Quadro "Para eles a Finlândia é aqui" é exclusivo para assinantes ou para quem quiser comprar a revista.
Ficar procurando culpados e não apresentar propostas e projetos de educação coerentes com a diversidade cultural, social e geográfica de nosso país é ficar procurando manchete tendenciosa para vender revista.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Novo Rumo


Perfeita Desordem

Com alegria, divulgo o trabalho de Márcio Silva, o músico da família!
Neste mês, sai o CD Novo Rumo, independente.
É só clicar no link acima para ouvir algumas músicas de sua autoria.
Márcio é um artista completo. Além de compositor, é cronista, desenhista e artista plástico.
É blogueiro desde 2001.
Sucesso, cara, você merece porque tem talento.
Alea Jacta Est (Júlio César), isto é, a sorte está lançada!
Mais sobre Márcio Silva:

Nascido no Rio de Janeiro em 1978, Márcio Silva faz parte da nova safra de músicos da Ilha do Governador, bairro da zona norte carioca. A paixão pela música vem do berço, mas o start profissional aconteceu aos dezoito anos, quando começou a se apresentar em bares, festas e festivais no Rio e em Niterói, no formato voz & violão e como guitarrista de diversas bandas que tocavam covers e releituras de grandes nomes da MPB e do rock internacional.

Em 2005, a necessidade natural de crescer como compositor fez com que o músico se dedicasse mais às suas próprias letras e músicas, que ganharam volume e não mais couberam apenas em seu violão. Nasceu assim a banda Perfeita Desordem, composta por músicos de diferentes influências, com a missão de sustentar a voz e a guitarra de Márcio Silva e expandir em todas as direções as fronteiras de suas composições. A formação atual conta com Willians Alonso (bateria), Alan Dutra (baixo), Fernando Bretas (teclado) e Felipe Barão (violão e guitarra).

Em agosto será lançado Novo Rumo, o primeiro álbum de Márcio Silva; uma compilação de doze faixas que retratam sua trajetória como compositor, desde as primeiras idéias musicadas à visão atual de um pensador que transforma tudo que seu olhar captura em músicas cujas letras falam sobre o amor e a vida urbana, e que misturam MPB, folk, blues e rock and roll na medida certa. Além dos integrantes da Perfeita Desordem, Rafael Azul (percussão), Vinícius Sevalho (baixo) e Márcio Figueiredo (gaita) também contribuíram com seu talento para o nascimento de Novo Rumo. Produzido por Márcio Silva e gravado, mixado e masterizado no Fast Foward Studio por Maurício Meloni, Novo Rumo chega ao mercado não como apenas mais uma promessa de sucesso, mas como uma prova concreta de que ainda se faz música de qualidade no Brasil.



terça-feira, 12 de agosto de 2008

Procura-se Blogueiro

Este é o título do concurso promovido pelo Globinho.

O jornal está selecionando dez escritores entre sete e treze anos para o Bloguinho do jornal. Os candidatos devem criar um final para a história "Abracadabratchim!", de Sérgio Klein. Podem participar crianças moradoras do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. A história deve ser enviada até o dia 17 de agosto para promocaoglobinho@globo.com.br

Para maiores informações acesse o site www.oglobo.com.br/bloguinho

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Álvares de Azevedo



Sobre o autor

Escritor da segunda geração do romantismo brasileiro, Álvares de Azevedo nasceu em 1831 e morreu em 1852, aos 20 anos de idade, provavelmente em conseqüência da tuberculose. Estudante de Direito da Faculdade do Largo de São Francisco, a sua família é do Rio de Janeiro. Foi profundamente influenciado por Lord Byron e Alfred de Musset.

Sobre a obra

"Lira dos Vinte Anos" é um livro de poesias, publicado somente após a morte de Álvares de Azevedo.A obra é dividida em três partes, mas encontra-se nas duas primeiras a chave para Álvares. Na primeira parte, estão os textos mais sentimentais, de um poeta em devaneio. Na segunda, o leitor descobre um autor mais sarcástico e irônico.

Leia a obra no site Domínio Público aqui.

Papo Cabeça

Clique na imagem

Papo Cabeça é o blog da Viviane Luz.


"Um espaço livre dedicado à saúde ou à loucura da sua cabeça."


No último post, você pode ler e ouvir o "Miedo" de Lenine, acessando a barra de vídeo.
A canção é hipnótica. Fala do medo de ter medo.




domingo, 10 de agosto de 2008

Cibercultura




Blog do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense com resenhas de livros, entrevistas e artigos acadêmicos sobre cibercultura.
Há também música eletrônica, novas tecnologias para a produção, circulação e consumo musical.
E ainda, reflexões sobre a estética dos games.

I Congresso de Tecnologias na Educação


Este congresso, realizado na modalidade on-line e de forma assíncrona, divulgará os diferentes usos da tecnologia na escola. Seu objetivo será o de oferecer um espaço para que professores e pesquisadores de todos os níveis de ensino, usuários das tecnologias em sala de aula ou em pesquisas, possam apresentar seus trabalhos e trocar experiências, que se refletirão na prática pedagógica.
Inscrições aqui.
Mais informações no blog do evento aqui.