sábado, 6 de setembro de 2008

Passaporte Verde


Clique na imagem que pára de rodar. Já estava ficando tonta!?

O município de Paraty foi escolhido pelo governo brasileiro para ser o primeiro destino turístico do mundo a implementar o Green Passport.
O Passaporte Verde foi lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (
PNUMA) com o objetivo de conscientizar o turista sobre o seu poder de promover desenvolvimento sustentável através de suas escolhas de férias. Paraty foi escolhida devido às características naturais e culturais da região, bem como o compromisso dos envolvidos com o turismo na cidade em preservar e conservar os ecossistemas naturais, valorizar e proteger o patrimônio construído pelo homem e manter a cultura ancestral local.
Os Ministérios de Turismo e do Meio Ambiente promoverão em Paraty o fortalecimento da Agenda 21 local, programas de capacitação em educação ambiental, apoio a projetos de ecoturismo de base comunitária e programas de gestão de resíduos.
Que Paraty é uma bela cidade, ninguém duvida, porém nem esta cidade, nem qualquer outra brasileira possuem infra-estrutura básica de saneamento e de tratamento de resíduos. Sabe-se que a cidade foi construída para que as marés limpassem suas ruas e, com o crescimento desordenado, o que se vê é a revolta das águas que sujam a cidade com o esgoto derramado na baía e no Rio Pequerê-Açu. Além do mais, a população nativa foi excluída e deslocou-se para as periferias. Certo é que a campanha foi lançada e as comunidades locais precisam ser beneficiadas econômica e socialmente. A cultura e o meio ambiente precisam ser preservados e o turista responsável deve estar disposto a seguir o roteiro para tirar o passaporte verde. Já imaginou?
Fonte: JB Ecológico nº79

Nenhum comentário: