domingo, 10 de fevereiro de 2008

Código de Conduta para Blogueiros


Em entrevista à revista Época , David Weinberger,professor da Escola de Direito da Universidade Harvard e editor do blog Joho, entende que criar um código único, de normas universais de conduta ameaça a democracia da Internet. Percebe-se sua oposição à Jimmy Wales, criador do site Wikipédia, e à famosa Netiqueta, ao deixar claro que ainda não sabe como reduzir os abusos na rede, mas considera o discurso moderado uma das possibilidades de diálogo, não a única. “Criar formas de as pessoas, cada uma a sua maneira, deixarem claro o que permitem em seus blogs é mais razoável. Apesar de eu não achar que seja realmente importante”,diz. Leia a entrevista aqui e conheça o Joho, em português, neste link (para entrar no blog, clique no menu).

Mesmo com tantas opiniões divergentes, sou a favor do “cala boca já morreu...” E você?


2 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Fátima,

Interessante as idéiasde David Weinberger. Acho que um código de condutas imposto, além de não funcionar (pode até desencadear um efeito contrário), descaracteriza o maior diferencial da rede que é a livre expressão. Os abusos sempre existirão,assim como as pichações em bens públicos. Acho que a questão está mais ligada à educação e amadurecimento dos internautas...

Abraços
Gládis

Sindy disse...

Olá Fátima,
ainda não li a entrevista, mas já concordo com a Gládis: educar é sempre o melhor caminho!

Mas eu passei por aqui para dizer que adorei sua visita ao Bloguinfo e sua contribuição foi maravilhosa. Quero pedir autorização para publicar ela no curso que estou fazendo, com os devidos créditos, pode ser?

Grande abraço
Sintian