segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Aprendizagem Digital


A partir da expansão da Internet, a escola não é mais a mesma. Nos grandes centros, há uma Lan House em cada esquina, inclusive nas comunidades mais carentes. Usar o Orkut , o MSN e participar de uma infinidade de jogos on-line já não é novidade para os adolescentes. Como despertar o interesse dos alunos em sala de aula quando a maioria dos professores insiste em usar quadro-negro e livro didático?

O professor já não é mais o provedor dos saberes e o aluno deve ser sujeito na construção do conhecimento. As informações estão em constante atualização e certos conteúdos somente são alcançados com os recursos da tecnologia digital, porém é preciso saber usá-los com critério e criatividade.

Promover a inclusão digital de professores e alunos não é garantia de sucesso no desempenho escolar. A chamada geração digital não faz uso dos recursos e aplicativos para a aprendizagem. Há uma enorme lacuna entre o que se faz fora e dentro da escola, isto é, entre o lazer e a cultura.

É fato que as tecnologias estão aí e não podemos simplesmente ignorá-las, pois têm um indiscutível potencial para a educação. Analisá-las criticamente, reconhecer suas possibilidades na criação do conhecimento e considerá-las formas de cultura e comunicação são alguns dos caminhos.

Texto baseado no artigo “Aprendizagem e Cultura Digital”

de David Buckinghan – Revista Pátio nº 44.


Um comentário:

Sindy disse...

Fátima...

Tenho refletido ultimamente sobre este assunto lá no Bloguinfo...
Um dos pontos que você coloca: a lacuna entre o que se faz fora e dentro da escola com os recursos tecnológicos é uma das questões fundamentais neste debate.
Eu defendo a idéia de que falta clareza dos objetivos da educação. Se o professor sabe onde quer chegar, vai saber quais equipamentos usar e de que forma, tendo sempre como ponto de partida o interesse dos alunos. Assim não tem erro! É no que quero acreditar!

Penso que podemos mostrar aos alunos que todos os recursos que eles utilizam como passatempo, também podem ser ricas fontes de aprendizagem. Cabe a nó fazer esta mediação.

Grande abraço
e sucesso neste novo blog!!!
Sintian