quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sou inocente e você?



Não é possivel ignorar uma capa de revista com tal título, principalmente quando se é professor.
Estava numa fila do supermercado quando a vi pela primeira vez. Um senhor mostrava-se indignado com os erros ortográficos. Digam-me, senhores professores, quem são os maiores responsáveis por este caos na educação brasileira? Posso até saber o que vocês pensaram, mas para parte da população somos nós, PROFESSORES brasileiros. Depois que quase todos começaram a inflar o peito e dizer sou EDUCADOR, na minha modesta e retrógrada opinião, a profissão entrou em declínio e a desvalorização foi gradual. Educação é global e toda a sociedade é responsável, mas é preciso encontrar um bode expiatório. Nada é definitivo e precisamos reagir. Não adianta ficar reclamando que esta geração está perdida. O medo e o silêncio paralisam. Sigamos com coragem, união e ação.
Na Veja.com não dá para ler tudo, mas o suficiente para ter uma idéia de quem está errado, na opinião dos editores da revista, é claro.
Leia:
O Quadro "Para eles a Finlândia é aqui" é exclusivo para assinantes ou para quem quiser comprar a revista.
Ficar procurando culpados e não apresentar propostas e projetos de educação coerentes com a diversidade cultural, social e geográfica de nosso país é ficar procurando manchete tendenciosa para vender revista.

Um comentário:

Miriam Salles disse...

Fátima,
A gente sabe, mais que qualquer jornalista, dos descalabros que acontecem nas escolas particulares e públicas. Não há como negar que tem muito aluno das séries finais que escrevem com erros absurdos. Mas também conhecemos iniciativas excelentes que acontecem pelo Brasil afora e que são simplesmente ignoradas nessas reportagens. E, não divulgar isso é o que mais me deixa irritada! Acabamos todos vistos como um bando de incompetentes!