quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Fórum das Letras em Ouro Preto






A cada newsletter recebida do Fórum das Letras o coração dispara. Bate uma saudade da cidade de Ouro Preto e das experiências vividas na 3ª edição. Fazer o quê? Não fui, mas o inconformismo que me persegue se mantém. Tenho acompanhado pelo site as notícias e podcast de autores. Dá também para assistir ao vivo pela Internet. Veja o que está acontecendo no Centro de Artes e Convenções em tempo real diariamente a partir das 14h30min. Acesse http://forumdasletras.ufop.br e confira.

Hoje cheguei tarde e não pude acompanhar a programação aberta por Lobão e Nelson Motta, que falam sobre a cena independente da produção literária e musical no Brasil. A mesa começou às 16h30, no Centro de Convenções da UFOP, onde também aconteceu a mesa “Memória e Ressentimento”, às 18h30, com o colombiano Azriel Bibliowicz e os brasileiros Moacyr Scliar e Tatiana Salem Levy, mediados por Moacir Amâncio. Eles abordaram a literatura como redenção, do autor e dos seus leitores, através do processo de reinventar o passado.




A programação desta quarta começou com o Fórum das Letrinhas, logo às 9h da manhã, com a apresentação da esquete teatral Um Jogo Lúdico com a Literatura, pela Equipe Carpe Diem, na Biblioteca Municipal de Ouro Preto. Às 10h, aconteceu a primeira aula da Oficina de Poesia, no mesmo espaço. O início da tarde ficou reservado para o Bate-papo com o autor Mário Vale, na Teatro Municipal Casa da Ópera, também com a apresentação de esquete teatral.




O Fórum vai até domingo, com a participação de autores como Francisco José Viegas (Portugal), Martin W. Brock (Alemanha), Laurentino Gomes, Roger Chartier (França), João Gilberto Noll, Luiz Ruffato, Eric Nepomuceno, Márcia Tiburi, Willian Gordon (Estados Unidos), Peter Robinson (Inglaterra), Giovanni Ricciardi (Itália), Daniel Bensaid (França) e Nelson Saúte (Moçambique). Além das palestras, que são o grande destaque da programação, também está prevista a realização de atividades voltadas para o público infanto-juvenil, como o Fórum das Letrinhas, que reúne autores, ilustradores e especialistas no universo dos pequenos leitores; o Círculo da Leitura, iniciativa que leva para as ruas da cidade trechos dos gran! des clássicos da literatura; e a Biblioteca da Família, que promove o intercâmbio de obras literárias entre as pessoas inscritas no projeto.


Nenhum comentário: